CURSOS APERFEIÇOAMENTO

CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO:


CARGA HORÁRIA: 240 horas, aulas teóricas e práticas, incluindo a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.
PERIODICIDADE DAS AULAS: Turmas com aulas mensais, 01 sábado e domingo por mês, das 08h às 12h e das 13h às 17h.
MATERIAL DIDÁTICO: Produção Própria. Apresentado ao discente no início de cada módulo, podendo ser adquirido na coordenação de cada Polo.  
CORPO DOCENTE: Formado por Especialistas e Mestres com experiência na área do Conhecimento do Curso ofertado. 
CERTIFICAÇÃO: Os cursos de Aperfeiçoamento InLOGUS são reconhecidos em conformidade com a Resolução CESA/CNE Nº 1 de de 08 junho de 2007.
DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA (os arquivos devem ser enviado pela Ficha de Matrícula):
1. Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso) ou Declaração de Conclusão da Graduação ou Comprovante de Matrícula (para acadêmicos a partir do 5º período) + Original, para autenticação na instituição;
2. Cópia do RG e CPF e Comprovante de Residência;
3. 01 foto 3X4;
4. Comprovante de Depósito Bancário.
VALOR DOS CURSOS: R$ 1.800,00 ou 15 parcelas de R$ 120,00. sendo a 1ª mensalidade integral no ato da matrícula e as demais nos meses subsequentes, com valor final caso participe de alguma política de desconto*. 

 
014.01. Gestão em saúde e controle de endemias



O objetivo geral do curso é o de oferecer aprofundamento dos conhecimentos na área de endemias humana, despertando no profissional a importância da interdisciplinaridade das áreas de microbiologia, parasitologia e ciências afins, para uma melhor atuação na prevenção de doenças endêmicas.


PÚBLICO ALVO:
Profissionais da área da saúde, Biólogos, Farmacêuticos, Nutricionistas,  Enfermeiros, Biomédicos, Médicos,  Odontólogos, profissionais graduados que desenvolvam atividades na área de saúde, professores de nível superior com atuação no ensino médio e pesquisadores interessados na área de doenças infecciosas e parasitárias.

DISCIPLINAS: 
Módulo I: Fundamentos de Microbiologia | Biologia Celular e Molecular | Imunologia
Módulo II: Farmacologia dos Antimicrobianos e Antiparasitários | Biossegurança e Bioética | Epidemiologia | Controle de Vetores
Módulo III: Gestão de Laboratório | Métodos e Técnicas no Estudo de Bactérias e Fungos | Genética de Microrganismos | Parasitologia Dinâmica | Entomologia Médica
Módulo IV: Imunologia Básica | Diagnóstico de Doenças Parasitárias | Parasitologia Ambiental | Bioestatística
Módulo V: Metodologia Científica | Elaboração e Orientação do TCC.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

 014.02. GERONTOLOGIA E cuidados AO IDOSO
Gerontologia e Políticas Públicas para Atenção ao Idoso tem por objetivo capacitar profissionais para atuar na área de gerontologia e em políticas voltadas à pessoa idosa no âmbito das ciências humanas, sociais e de saúde. A partir de conhecimentos sobre os processos de envelhecimento humano e suas interfaces com as mudanças societárias globais, instrumentalizar os profissionais para uma intervenção interdisciplinar.

PÚBLICO ALVO:
Profissionais que cuidam de idosos, Técnicos de Enfermagem, e/ou que atuem nas áreas do Serviço Social, Gestão Pública, Pedagogia, Psicologia,  e áreas afins.

DISCIPLINAS:
Mod. 1:    Fundamentos da Gerontologia | Biologia e Fisiologia do Envelhecimento | 
      Teorias Psicossociais e Aspectos Comportamentais do Envelhecimento
Mod. 2: Metodologia do Trabalho Científico I | Demografia e Epidemiologia do Envelhecimento | Bioética, Direito e Legislação de Atenção ao Idoso
Mod. 3:  Políticas Públicas de Atenção ao Idoso | Políticas de Atenção à Saúde do Idoso |  Políticas de Assistência e Previdência Social voltadas à Pessoa Idosa | Família, Cuidadores e Acolhimento à Pessoa Idosa
Mod. 4: Promoção à Saúde e Práticas de Sociabilidade da Pessoa Idosa | Institucionalização do Idoso em Ambientes de Asilos e de Convivência Social |  Afetividade, Gênero e Sexualidade do Idoso | Seminário Temático de Gerontologia: Temas Contemporâneos
Mod. 5: Metodologia  do Trabalho Científico II | Oficina de Práticas em Gerontologia
Mod. 6: Orientação do TCC.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


 014.03. PUERICULTURISTA E CUIDADOS AO recém nascido (0 A 12 MESES)

O curso foca principalmente nos cuidados e no desenvolvimento do recém-nascido para formar profissionais com conhecimento amplo sobre vários aspectos da primeira infância, suas necessidades e urgências, seus mecanismos físicos e psicológicos, podendo auxiliar com técnica e eficiência os pais (no lar), as professoras (em creches/ berçários) e enfermeiras (em clínicas e maternidades), na difícil tarefa de tratar e/ou cuidar dos bebês. 

PÚBLICO ALVO:
Profissionais que cuidam de bebês, Técnicos de Enfermagem, Auxiliar de berçário/ creche, e interessados de áreas afins.

DISCIPLINAS:
Mod. 1:    Fundamentos da Puericultura | Biologia e Fisiologia do Recém Nascido | 
      Teorias Psicossociais e Aspectos Comportamentais do Neonatologista
Mod. 2: Metodologia do Trabalho Científico I | Fundamentos da Massoterapia Neonatal | 
      Higiene dos Bebês | Limpeza e Esterilização dos utensílios e acomodações 
Mod. 3:  Direito e Legislação de Atenção da criança | Políticas Públicas de Atenção à Primeira Infância | Tratos e Cuidados com a Família de Primeira Viagem
Mod.4: Promoção à Saúde e ao Bem Estar do Neonatal | Práticas de Desenvolvimento Motricional | Introdução a Convivência Infantossocial |  Afetividade, Literatura e o Lúdico | Seminário Temático de Puericultura: Temas Contemporâneos
Mod. 5: Metodologia  do Trabalho Científico II | Oficina de Práticas em Pueris.
Mod. 6: Orientação do TCC.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

 014.04. literatura e técnicas de contação de histórias


O curso de  Aperfeiçoamento em Literatura e Técnicas de Contação de Histórias entende perfeitamente a importância da literatura infantil exercida para crianças desde o seu zero ano de vida, bem como, de sua íntima ligação com o lúdico nessa prática. Nesse sentido, visa capacitar profissionais da educação infantil e séries iniciais para a realização de ações educativas, que contribuam para o desenvolvimento de alunos leitores e adultos apreciadores da boa literatura.

PÚBLICO ALVO:
Profissionais que cuidadores de crianças, pedagogos, auxiliar de creches/escolas infantis, bibliotecários e demais pessoas interessadas no tema.

DISCIPLINAS:
Mod. 1:    Fundamentos da Literatura Infantil | Autores Regionais da Literatura Infantil | Clássicos da Literatura Infantil Brasileira
Mod. 2: Literatura Infantil no Mundo | Clássicos Infantis de todos os tempos | Desenvolvendo a Criatividade Literária
Mod. 3:  Literatura e Ludicidade | Brincando com as Histórias | Técnicas de desenvolvimento Vocal | Técnicas de Interpretação Cênica  Afetividade, Literatura e o Lúdico | Seminário Temático: Re-Criando Histórias Contemporâneas
Mod. 4: Metodologia  do Trabalho Científico | Oficina: Prática em Contação de Histórias.
Mod. 5: Orientação do TCC.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

014.05. jogos, recreação e lazer para a educação básica

O curso de  Aperfeiçoamento em Jogos, Recreação e Lazer Para a Educação Básica entende perfeitamente a importância do brincar, jogar e se divertir para o desenvolvimento psico motriz  das crianças do ensino infantil e fundamental I, bem como, de sua íntima ligação com o lúdico nessa prática. Nesse sentido, visa capacitar profissionais da educação infantil e séries iniciais para a realização de ações educativas, lúdicas, que contribuam para o desenvolvimento motriz, artístico-esportivo e criativo de crianças apreciadoras do movimento.

PÚBLICO ALVO:
Profissionais que cuidadores de crianças, pedagogos, auxiliar de creches/escolas infantis e demais pessoas interessadas no tema.

DISCIPLINAS:
Mod. 1:   O jogo e a aprendizagem | Novos tempos, novas crianças | Cruzando saberes | Recreação e lazer | A escola da recreação, lazer e projetos | O lazer e a escola,
Mod. 2: Os tipos de jogos | Arte, expressão e sensibilidade | Jogos recreativos e brincadeiras | Jogos desportivos | O desenvolvimento da criança,
Mod. 3:  Criatividade: a revolução na sala de aula | Expressão criativa e processos de aprendizagens | Benefícios dos jogos | Postura do educador no jogo criativo,
Mod. 4: Atividades criativas | Verdades e mentiras sobre criatividade | Criatividade e o brincar | Brincar de ontem e de hoje | Como Promover a interação,
Mod. 5: Expressão dramática na escola | A dança escolar | A música e o nosso dia-a-dia | Avaliação e o desafio à mudança | As avaliações nos sistemas escolares | Autoavaliação: mitos e métodos | Revendo nosso estudo, 
Mod. 6: Orientação do TCC.




Nenhum comentário:

Postar um comentário