CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO:
CARGA HORÁRIA: 240
horas, aulas teóricas e práticas, incluindo a elaboração do Trabalho de
Conclusão de Curso - TCC.
PERIODICIDADE DAS AULAS: Turmas
com aulas mensais, 01 sábado e domingo por mês, das 08h às 12h e das 13h às
17h.
MATERIAL DIDÁTICO: Produção Própria. Apresentado ao discente no início de cada módulo, podendo ser adquirido na coordenação de cada Polo.
CORPO DOCENTE: Formado
por Especialistas e Mestres com experiência na área do Conhecimento do Curso ofertado.
CERTIFICAÇÃO: Os cursos de Aperfeiçoamento InLOGUS são
reconhecidos em conformidade com a Resolução CESA/CNE Nº 1 de de 08 junho de
2007.
DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA (os arquivos devem ser enviado pela Ficha de Matrícula):
1. Cópia do
Diploma de Graduação (frente e verso) ou Declaração de Conclusão da Graduação ou Comprovante de Matrícula (para acadêmicos a partir do 5º período) +
Original, para autenticação na instituição;
2. Cópia do
RG e CPF e Comprovante de Residência;
3. 01 foto
3X4;
4. Comprovante de Depósito Bancário.
VALOR DOS CURSOS: R$ 1.800,00 ou 15 parcelas de R$ 120,00. sendo a 1ª mensalidade integral no ato da matrícula e as demais nos meses subsequentes, com valor final caso participe de alguma política de desconto*.
014.01. Gestão em saúde e controle de endemias
O objetivo geral do curso é o de oferecer
aprofundamento dos conhecimentos na área de endemias humana, despertando no
profissional a importância da interdisciplinaridade das áreas de microbiologia,
parasitologia e ciências afins, para uma melhor atuação na prevenção de doenças
endêmicas.
PÚBLICO ALVO:
Profissionais da área da saúde, Biólogos,
Farmacêuticos, Nutricionistas, Enfermeiros, Biomédicos, Médicos,
Odontólogos, profissionais graduados que desenvolvam atividades na área de
saúde, professores de nível superior com atuação no ensino médio e
pesquisadores interessados na área de doenças infecciosas e parasitárias.
DISCIPLINAS:
Módulo I: Fundamentos
de Microbiologia | Biologia
Celular e Molecular | Imunologia
Módulo II: Farmacologia
dos Antimicrobianos e Antiparasitários | Biossegurança
e Bioética | Epidemiologia | Controle de Vetores
Módulo III: Gestão de
Laboratório | Métodos e
Técnicas no Estudo de Bactérias e Fungos | Genética
de Microrganismos | Parasitologia
Dinâmica | Entomologia
Médica
Módulo IV: Imunologia
Básica | Diagnóstico
de Doenças Parasitárias | Parasitologia
Ambiental | Bioestatística
Módulo V: Metodologia
Científica | Elaboração
e Orientação do TCC.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
014.02. GERONTOLOGIA E cuidados AO
IDOSO
Gerontologia e Políticas Públicas para Atenção ao
Idoso tem por objetivo capacitar profissionais para atuar na área de
gerontologia e em políticas voltadas à pessoa idosa no âmbito das ciências
humanas, sociais e de saúde. A partir de conhecimentos sobre os processos de
envelhecimento humano e suas interfaces com as mudanças societárias globais, instrumentalizar os profissionais para uma intervenção interdisciplinar.
PÚBLICO ALVO:
Profissionais que cuidam de idosos, Técnicos de Enfermagem, e/ou que atuem nas áreas do Serviço Social, Gestão
Pública, Pedagogia, Psicologia, e áreas afins.
DISCIPLINAS:
Mod. 1: Fundamentos
da Gerontologia | Biologia
e Fisiologia do Envelhecimento |
Teorias
Psicossociais e Aspectos Comportamentais do Envelhecimento
Mod. 2: Metodologia do Trabalho Científico I | Demografia
e Epidemiologia do Envelhecimento | Bioética,
Direito e Legislação de Atenção ao Idoso
Mod. 3: Políticas
Públicas de Atenção ao Idoso | Políticas
de Atenção à Saúde do Idoso | Políticas
de Assistência e Previdência Social voltadas à Pessoa Idosa | Família,
Cuidadores e Acolhimento à Pessoa Idosa
Mod. 4: Promoção
à Saúde e Práticas de Sociabilidade da Pessoa Idosa | Institucionalização
do Idoso em Ambientes de Asilos e de Convivência Social | Afetividade,
Gênero e Sexualidade do Idoso | Seminário
Temático de Gerontologia: Temas Contemporâneos
Mod. 5: Metodologia do Trabalho Científico II | Oficina
de Práticas em Gerontologia
Mod. 6: Orientação
do TCC.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
014.03. PUERICULTURISTA E CUIDADOS AO recém nascido (0 A 12 MESES)
O curso foca principalmente nos cuidados e no desenvolvimento do recém-nascido para formar profissionais com conhecimento amplo sobre vários aspectos da primeira infância, suas necessidades e urgências, seus mecanismos físicos e psicológicos, podendo auxiliar com técnica e eficiência os pais (no lar), as professoras (em creches/ berçários) e enfermeiras (em clínicas e maternidades), na difícil tarefa de tratar e/ou cuidar dos bebês.
PÚBLICO ALVO:
Profissionais que cuidam de bebês, Técnicos de Enfermagem, Auxiliar de berçário/ creche, e interessados de áreas afins.
DISCIPLINAS:
Mod. 1: Fundamentos da Puericultura | Biologia e Fisiologia do Recém Nascido |
Teorias Psicossociais e Aspectos Comportamentais do Neonatologista
Mod. 2: Metodologia do Trabalho Científico I | Fundamentos da Massoterapia Neonatal |
Higiene dos Bebês | Limpeza e Esterilização dos utensílios e acomodações
Mod. 3: Direito e Legislação de Atenção da criança | Políticas Públicas de Atenção à Primeira Infância | Tratos e Cuidados com a Família de Primeira Viagem
Mod.4: Promoção à Saúde e ao Bem Estar do Neonatal | Práticas de Desenvolvimento Motricional | Introdução a Convivência Infantossocial | Afetividade, Literatura e o Lúdico | Seminário Temático de Puericultura: Temas Contemporâneos
Mod. 5: Metodologia do Trabalho Científico II | Oficina de Práticas em Pueris.
Mod. 6: Orientação do TCC.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
014.04. literatura e técnicas de contação de histórias
O curso de Aperfeiçoamento em Literatura e Técnicas de Contação de Histórias entende perfeitamente a importância da literatura infantil exercida para crianças desde o seu zero ano de vida, bem como, de sua íntima ligação com o lúdico nessa prática. Nesse sentido, visa capacitar profissionais da educação infantil e séries iniciais para a realização de ações
educativas, que contribuam para o desenvolvimento de alunos leitores e adultos apreciadores da boa literatura.
PÚBLICO ALVO:
Profissionais que cuidadores de crianças, pedagogos, auxiliar de creches/escolas infantis, bibliotecários e demais pessoas interessadas no tema.
DISCIPLINAS:
Mod. 1: Fundamentos da Literatura Infantil | Autores Regionais da Literatura Infantil | Clássicos da Literatura Infantil Brasileira
Mod. 2: Literatura Infantil no Mundo | Clássicos Infantis de todos os tempos | Desenvolvendo a Criatividade Literária
Mod. 3: Literatura e Ludicidade | Brincando com as Histórias | Técnicas de desenvolvimento Vocal | Técnicas de Interpretação Cênica | Afetividade, Literatura e o Lúdico | Seminário Temático: Re-Criando Histórias Contemporâneas
Mod. 4: Metodologia do Trabalho Científico | Oficina: Prática em Contação de Histórias.
Mod. 5: Orientação do TCC.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
014.05. jogos, recreação e lazer para a educação básica
O curso de Aperfeiçoamento em Jogos, Recreação e Lazer Para a Educação Básica entende perfeitamente a importância do brincar, jogar e se divertir para o desenvolvimento psico motriz das crianças do ensino infantil e fundamental I, bem como, de sua íntima ligação com o lúdico nessa prática. Nesse sentido, visa capacitar profissionais da educação infantil e séries iniciais para a realização de ações educativas, lúdicas, que contribuam para o desenvolvimento motriz, artístico-esportivo e criativo de crianças apreciadoras do movimento.
PÚBLICO ALVO:
Profissionais que cuidadores de crianças, pedagogos, auxiliar de creches/escolas infantis e demais pessoas interessadas no tema.
DISCIPLINAS:
Mod. 1: O jogo e a aprendizagem | Novos tempos, novas crianças | Cruzando saberes | Recreação e lazer | A escola da recreação, lazer e projetos | O lazer e a escola,
Mod. 2: Os tipos de jogos | Arte, expressão e sensibilidade | Jogos recreativos e brincadeiras | Jogos desportivos | O desenvolvimento da criança,
Mod. 3: Criatividade: a revolução na sala de aula | Expressão criativa e processos de aprendizagens | Benefícios dos jogos | Postura do educador no jogo criativo,
Mod. 4: Atividades criativas | Verdades e mentiras sobre criatividade | Criatividade e o brincar | Brincar de ontem e de hoje | Como Promover a interação,
Mod. 5: Expressão dramática na escola | A dança escolar | A música e o nosso dia-a-dia | Avaliação e o desafio à mudança | As avaliações nos sistemas escolares | Autoavaliação: mitos e métodos | Revendo nosso estudo,
Mod. 6: Orientação do TCC.
Mod. 6: Orientação do TCC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário